A análise da água para consumo deve ser periódica, pois há parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos que determinam a qualidade da água como:
É uma das mais importantes operações de limpeza. É realizada no final do processo de limpeza para desinfetar a água e todos os materiais instalados no poço. Consiste na aplicação de um agente desinfetante, que em curto período de tempo restabelece o controle bacteriológico.
Antes de instalar o sistema de bombeamento dos poços, deverá ser assegurada a limpeza dos mesmos. A operação das bombas deverá ser automática, acionada por eletrodos de comando e pela bomba submersa. Os sistemas de caixas de controle automático dos poços deverão ser agrupados em painéis de controle geral e instalados em locais abrigados.
O compressor é um equipamento usado na limpeza de poços que possui tubo para recalque da água e para injeção de ar. É ideal para poços onde exista grande volume de areia misturada a água ou com tendência a acumular sedimentos.
A determinação do local de perfuração ou locação do poço tubular profundo é de responsabilidade do cliente, embora a Taubaté Poços Artesianos possa prestar assessoria nessas situações. Durante a locação do poço devem-se levar em consideração os seguintes aspectos: condições de acesso, dados sobre o uso atual e futuro da área da propriedade, disponibilidade de energia, distância do reservatório e necessidade de manutenções futuras.
Independente das manutenções a que um poço é submetido, podem ocorrer avarias nas bombas, nos motores e painéis, originadas pelas mais variadas razões, sendo necessário o conserto ou substituição desses equipamentos.
O poço artesiano é uma obra que está fora do alcance visual, e está sujeito a problemas de obstrução através de incrustação e outros fatores que provocam queda de vazão ou colocam em risco a estrutura de seu patrimônio.
A manutenção preventiva é a maneira mais eficiente de se evitar os efeitos destes problemas. Para isto, a
Buscando sempre a inovação no competitivo mercado de TRABALHO, o objetivo profissional da
Possibilita a reabilitação do poço, através da desobstrução de seções filtrantes, retirada de areia e argila, substituição de equipamentos deteriorados por desgaste e corrosão, conserto de equipamentos, aumento da vazão ou retorno da produção de água e solução de problema bacteriológico.
Método geofísico:
Métodos de locação baseados nos parâmetros físicos dos solos, dos sedimentos das rochas.
Método geomorfológico:
Método baseado na fisiologia do terreno quando é possível identificar através de interpretações estruturas acumuladoras ou impermeáveis.
É uma atividade da área de engenharia e há dois tipos de perfurações:
Em Rochas Sedimentares: poço revestido e constituído de tubos cegos intercalados com filtros por onde o fluxo de água penetra, formando assim a coluna de revestimento, e ao seu redor dentre a parede do poço e a coluna de revestimento são preenchidos por pré-filtros;
Em Rochas Sãs (Cristalino): são revestidos até que se encontre a camada rochosa, onde se insere tubo em aço inox, Aço Galvanizado, Aço Carbono ou PVC Geomecânico. O espaço entre a parede do poço e o tubo será cimentado, evitando assim que água de superfície adentre o poço. Dando seqüência na perfuração não havendo necessidade de se aplicar tubos nesta etapa.
Método profissional e seguro na recuperação da queda na capacidade de produção de poços para captações de água subterrânea e poços contaminados.
A regularização das obras de poços é necessária devido ao fato de se tratar da extração de águas subterrâneas. Para tanto deve solicitar-se autorização junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), mediante a qual é outorgado o uso da água por determinado tempo, finalidade e condição expressa no respectivo ato.
A bomba é o equipamento que torna possível a retirada da água do poço de forma rápida e em abundância. Os casos em que a bomba necessitará ser substituída são: queima do motor por alterações elétricas ou mecânicas, perda de rendimento do bombeador por desgaste interno, travamento do conjunto pela entrada de partículas sólidas, entre outros.
O teste permite saber a vazão da água existente, sendo possível determinar além do NE (Nível Estático) e o ND (Nível Dinâmico), a capacidade de produção litros/hora do poço.